Bi-Fuel: dois combustíveis, mais autonomia, menos custos e menor impacto ambiental

O que é o Bi-fuel?

A motorização Bi-Fuel (Gasolina + GPL) combina dois sistemas de alimentação num único automóvel: um depósito de gasolina e outro de GPL (Gás de Petróleo Liquefeito), permitindo alternar entre combustíveis de forma automática ou manual. Esta tecnologia presente nos veículos FORTHING oferece maior autonomia, custos de utilização mais baixos e uma condução mais sustentável — tudo sem comprometer o desempenho, o conforto ou a segurança.

Vantagens da motorização Bi-fuel

Poupança imediata no abastecimento

O GPL custa em média menos 50% que a gasolina, o que se traduz numa redução significativa nas despesas com combustível. Quanto mais conduzir, mais poupa.

Dupla autonomia = Menos paragens

Com dois depósitos — um de gasolina e outro de GPL — o veículo pode percorrer longas distâncias sem necessidade de reabastecer. Ideal para viagens longas ou deslocações frequentes.

Tecnologia inteligente e fácil de usar

O sistema comuta automaticamente entre GPL e gasolina, de forma impercetível. Pode também escolher manualmente qual o combustível que quer usar, através de um botão de fácil acesso. Sem complicações, sem adaptações externas.

Mais ecológico, sem esforço

Ao circular a GPL, reduz as emissões de CO₂ e partículas poluentes. Sem precisar de mudar hábitos ou comprometer o desempenho, contribui para um ambiente mais limpo.

Segurança comprovada

O sistema Bi-Fuel da FORTHING é totalmente seguro e cumpre todas as normas europeias — pode estacionar em parques subterrâneos sem restrições.

Mesma manutenção, menos custos

A manutenção do sistema Bi-Fuel é idêntica à versão gasolina, sem surpresas nem custos acrescidos. O sistema é robusto e projetado para durar.

Benefícios fiscais e económicos do GPL em Portugal (2025)

Benefícios fiscais ao nível do IRC, ISV e IVA
  • Tributação Autónoma (IRC): Veículos ligeiros movidos a GPL beneficiam de taxas significativamente reduzidas na tributação autónoma face aos veículos a gasolina/diesel. Em 2025, essas taxas baixaram para 8% até 37 500 €, 25% entre 37 500 € e 45 000 €, e 32% acima desse valor.
  • Imposto Sobre Veículos (ISV): Existe uma redução de 40% no ISV aplicado aos veículos movidos a GPL, reduzindo o custo de aquisição.
  • IVA na aquisição: Empresas podem deduzir 50% do IVA na compra de veículos a GPL até 37 500 € mais IVA.
  • IVA no combustível: A título de combustível, há também dedução de 50% do IVA, tal como no gasóleo.
  • Dedução de IVA:: No âmbito da “Reforma da Fiscalidade Verde”, consta a dedução de 50% do IVA na transformação ou aquisição de veículos a GPL, desde que o veículo não ultrapasse o limite definido (37 500 €)
  • IUC reduzido:: Os veículos a GPL emitem menos CO₂ homologado, o que se traduz numa taxa anual de IUC mais baixa.
  • Combustível mais barato: O GPL tem um custo aproximado de 50% inferior ao da gasolina, o que representa poupanças relevantes no dia-a-dia.

  • Manutenção acessível: A manutenção de sistemas GPL é simples e económica.

  • Redução de emissões: Comparativamente à gasolina, o GPL permite uma redução de até 22% nas emissões por km.
  • Apoio à transição energética: O GPL enquadra-se no “Roteiro para a Neutralidade Carbónica 2050” e está reconhecido como um combustível menos poluente.
  • Rede de abastecimento sólida

    Portugal dispõe de uma extensa rede com cerca de 400 postos de abastecimento GPL, garantida pela APETRO (Associação Portuguesa de Empresas Petrolíferas)

    📍 Para consultar a rede completa, visite: Rede de postos GPL em Portugal

Este conjunto de medidas fiscais, juntamente com os baixos custos operacionais e os benefícios ambientais, torna o GPL uma opção económica e sustentável para condutores e frotas em Portugal em 2025.

Fontes oficiais:

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